SEPEL
UTFPR
Estudos dos sons da fala
Profª Drª Maria Lucia de Castro Gomes
Profª Drª Marcia Regina Becker
Profª Drª Andressa Brawerman Albini
Profª MSc. Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque
Profª MSc. Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins
Neste Grupo de Pesquisa, o aluno pode optar entre três caminhos principais: Fonética e Fonologia, com ênfase em pronúncia na língua estrangeira; na interferência da fala na aquisição da escrita em língua materna; estudos vinculados à Fonética Forense. Os pressupostos teóricos têm por base modelos dinâmicos como a Fonologia em uso (BYBEE, 2001) e o modelo de exemplares (PIERREHUMBERT, 2000, 2003) que propõem que a estrutura sonora da língua emerge a partir da frequência de uso, e que detalhes fonéticos gradientes são recursos explorados para composição da gramática fonológica.
Estudos da Tradução e Ensino de Línguas
Profª Drª Silvana Ayub Polchlopek
Profª MSc. Jacqueline Andreucci Lindstron
Profª MSc. Fernanda Deah Chichorro Baldin
Profª MSc. Elizabeth Pazello
Profª Drª Flávia Azevedo
Este Grupo visa à leitura, discussão e pesquisa em três eixos principais: 1. estudos da tradução, 2. ensino de línguas e 3. vínculos entre tradução e a sala de aula. O primeiro eixo dedica-se às especificidades tradutórias (equivalência, estratégias, teorias, prática) e o segundo aborda questões relativas ao ensino-aprendizado de línguas (oralidade, escrita, afetividade, metodologias de ensino). O terceiro eixo une os dois primeiros compreendendo a tradução como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de línguas. Assim, portanto, a tradução é vista como ato comunicativo, culturalmente marcado, inserido em contextos sócio históricos específicos e voltado a construção de sentidos pelo leitor final. Objetivos da trilha: i) desenvolver no licenciando a consciência da tradução como processo; ii) incentivar a observação e pesquisa sobre questões de aprendizado e ensino da língua estrangeira e, iii) compreender a tradução como estratégia de leitura, produção textual e consciência intercultural. Linhas de pesquisa:
Tradução e ensino de línguas:
-
Tradução jornalística;
-
Tradução e linguística de corpus;
-
Tradução literária;
-
Tradução e cultura;
-
Metodologias de ensino de línguas;
-
Formação continuada de professores;
-
Gestão de conhecimento;
-
Processos de aprendizagem;
-
Linguagem e cognição.
Pesquisas em Literaturas de Língua Inglesa
Profª Drª Regina Helena Urias Cabreira
Profª Drª Marcia Regina Becker
Prof. Dr. Dante Luiz de Lima
Este grupo abrange discussões pertinentes aos estudos literários e teóricos na área de literaturas de língua inglesa. As áreas de pesquisas englobam estudos sobre: a história das mulheres; sociologia; psicologia; mitologia; literatura infanto-juvenil; literaturas de épocas específicas - da antiguidade à era contemporânea; literatura e estudos intermidiáticos; drama shakespeariano e sua aplicação na educação, entre outros.
Português para Falantes de Outras Línguas
Profª Drª Marcia Regina Becker
Profª Drª Eglantine Guély Costa
Profª MSc.Elisa Novaski
Profª MSc. Fernanda Deah Chichorro Baldin
Profª MSc. Jeniffer I. A. de Albuquerque
Este Grupo de Pesquisa tem por objetivo estudar aspectos teóricos e práticos da língua portuguesa sob o viés de língua não vernácula, com ênfase nos aspectos relacionados à sua aquisição, ensino e aprendizagem. Neste Grupo, as pesquisas são desenvolvidas nos seguintes eixos de pesquisa: Aquisição de português para falantes de outras línguas; Ensino/aprendizagem de português para falantes de outras línguas; Estudos relacionados ao CELPE-Bras.
Tecnologias, Formação Docente e Letramentos
Profª Drª. Miriam Sester Retorta
Profª Drª. Claudia Beatriz Monte Jorge Martins
Profª Drª. Eglantine Guély Costa
Profª Drª. Rita de Cassia Veiga Marriott
Profª Drª. Aline de Mello Sanfelici
Profª Drª. Ana Valéria Bisetto Bork
Profª MSc. Fernanda Deah Chichorro Baldin
Profª Esp. Luiza Kasdorf
Jiliane Movio Santana
Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar possibilidades e limites da integração das tecnologias à prática pedagógica e à formação de professores, com foco em cursos de licenciatura em línguas estrangeiras e comunidades inclusivas. Diferentes linhas de pesquisa são assim ligadas a essas relações:
-
Formação Docente e a integração das tecnologias na sala de aula de línguas estrangeiras;
-
O ensino/aprendizagem de línguas, letramentos, multiletramentos e letramento móvel;
-
Recursos digitais e ambiente aberto, papel do professor e autonomia do aluno no ensino /aprendizagem de línguas estrangeiras;
-
TICs e o ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras: uso e produção de recursos digitais;
-
Uso e produção de recursos digitais para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
-
O uso de mapas conceituais no ensino e aquisição de línguas adicionais
-
Telecolaboração para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Interculturalidade, aspectos culturais e o ensino de línguas estrangeiras
Profª MSc. Maristela Pugsley Werner
Profª Drª Claudia Ozon Caldo
Profª MSc. Franziska Lorke
Profª Esp. Luiza Kasdorf
As pesquisas do grupo pretendem desvendar os laços existentes entre as culturas de diferentes línguas estrangeiras, permitindo uma reflexão que leve ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
O Romance de Língua Inglesa do Romantismo à Contemporaneidade: teoria, ensino e tradução
Profª Drª Jaqueline Bohn Donada
Profª Drª Aline de Mello Sanfelici
Profª Drª Flávia Azevedo
O grupo se propõe a estudar o desenvolvimento do romance escrito em língua inglesa no período que vai do romantismo europeu até a era contemporânea. A pesquisa desenvolvida no âmbito do grupo tem caráter interdisciplinar e segue três principais vertentes: i) o estudo de teorias do romance; ii) o estudo de possíveis relações entre o romance e o ensino de literatura; e iii) pesquisas na área de tradução de romances de língua inglesa para o português brasileiro.
Língua e Cognição
Profª Drª Silvana Ayub Polchlopek
Profª MSc. Elizabeth Pazello
Profª MSc. Jacqueline Andreucci Lindstron
Profª MSc. Fernanda Deah Chichorro Baldin
Este grupo tem por objetivo o estudo dos movimentos cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, percebendo esses desdobramentos como inerentes à recepção, retenção e produção linguística. Para tanto, premissas neurolinguísticas serão valiosas em cada um dos três eixos de pesquisa principais da trilha: cognição e aprendizagem, com implicações na Psicolinguística, Memória e mecanismos de retenção e recuperação de conhecimento, e mecanismos cognitivos de organização do conhecimento.
Aquisição e Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Profª Drª Andressa Brawerman Albini
Profª Drª Ana Paula P. F. Engelbert
Profª Drª Fabiana V. A. de Almeida
Profª Drª Rita de Cássia Veiga Marriott
Profª MSc Ana Maria dos S. G. F. Martins
Profª MSc. Maristela Pugsley Werner
Este grupo pesquisa aspectos relativos à aquisição e ao ensino de inglês como língua estrangeira. As pesquisas englobam uma grande variedade de assuntos e discussões, como a aquisição e ensino das quatro habilidades comunicativas (listening, speaking, reading e writing) e de elementos como vocabulário, pronúncia e gramática. O grupo também trata de aspectos diversos de interesse dos alunos, tais como motivação e aprendizagem, inteligências múltiplas, uso de diferentes atividades no ensino, o estudo de crenças na aquisição de inglês como L2, correção de erros e outros procedimentos metodológicos, entre outros assuntos.